CRÔNICA


INTERNET AO ALCANCE DOS DEDOS

Todos os dias somos invadidos por um mar de orelhas coladas a um celular, um fone de ouvido ou um bluetooth. Ainda me lembro do tempo em que ficávamos procurando uma melhor posição no meio da rua para conseguirmos melhor recepção no sinal do celular. Tempos idos....Hoje, aparelhos eletrônicos de formatos e marcas diferentes colocam ao alcance dos nossos dedos a internet e todos os seus infindáveis serviços.
 Ponto para comunicação, diriam os defensores do vírus da internet. Fim da comunicação diriam os infectologistas anti vírus internet.Ponto para os dois lados, completariam os sentados em cima do muro deste hospital- ou seria um hospício?
Por um lado, poder enviar um email diretamente do seu aparelho,tenha lá que o nome que for, é um avanço e tanto na comunicação. Quem de nós, já não poupou tempo, paciência  e dinheiro para resolver um problema por email? Caso usássemos o carro, ficaríamos no engarrafamento e a mercê da violência; caso usássemos o telefone, talvez não conseguíssemos falar com nosso receptor ou o assunto pudesse requerer várias ligações.
Mas por outro lado, que coisa estranha é esta de alguém convidar um grupo de amigos pra sair e ao chegar no local de encontro ficar passando mensagens, scraps ou emails ao invés de conversar? Parece que o mundo realmente perdeu a saúde mental. Chega ser engraçado ver um vizinho morando de frente para o outro, no mesmo andar, e quando se encontram no elevador dizem um pro outro:
- vai entrar no MSN agora?
E marcam seu encontro para um papo virtual. Que coisa mais doida. Por que não sentam em casa no sofá, descem para área de lazer do prédio ou vão para uma lanchonete  pra conversar cara a cara? Observar reações do corpo, da voz, estimular um ao outro a evoluir como humanos dotados de sentidos que incluem tato e olfato e paladar, não só a visão e audição tão usadas no manuseio da internet.
Mas não, preferem ‘conversar’ on line.É um tal de emoticon pra cá, ashsusauuuua pra lá,. Parece até que estão faltando teclas nos seus teclado,  pois as palavras se resumem a duas letras:Pq, Kd, vc, ta, rs, .
Escolhemos como queremos usar nossos dedos, nossas mãos, nosso corpo e mente. Usar os dedos para digitar o que sua mente pensa é uma forma de expressão. Usar os dedos para transmitir estas expressões pela internet pode ser mais uma forma valorosa de comunicação.
Mas preferir fazer on line o que se pode fazer ao vivo é no mínimo estranho.
Se não tomarmos cuidado profiláticos o vírus da internet pode nos levar a ficarmos de quarentena num hospital chamado: ‘Hospício social mundial’. Engraçado vai ser ver  tais pacientes usando seus dedinhos para passar um email para médico que está na sua frente e veio lhe examinar:
‘To melhor pq hj tomei remédio vc mandou. N sou mais viciado na net rsrsrs.☺’
Juddy Hoolliday
24 02 10